Existem muitas razões que levam uma pessoa a trocar sua operadora de internet. Muitas vezes o problema começa após um teste de velocidade, que comprova que a velocidade está inferior a contratada, levando o usuário a optar por outra operadora de internet. No caso de planos de celular, pode ser que a quantidade de minutos disponíveis no plano contratado, não sejam suficientes ou a mensalidade esteja muito cara.
Independente da razão, a portabilidade numérica pode ser feita a qualquer momento, onde o usuário pode trocar de operadora sem a necessidade de mudar de número.
Conteúdos
O que é a portabilidade?
A algum tempo atrás, quando surgia a necessidade de mudança de operadora, você perdia seu número, pois ele pertencia à empresa e não ao cliente. Diversas vezes, os usuários desistiam de fazer a mudança para não ter todo o trabalho de informar a todos o número novo e perder contatos pessoais e profissionais.
Tudo isso mudou após a ANATEL criar uma resolução que permitiu que o cliente levasse seu número para qualquer empresa que preferisse, sem quaisquer problemas.
Essa migração para outra empresa passou a ser reconhecida como portabilidade, dando liberdade de escolha ao consumidor. A portabilidade é válida tanto para números fixos quanto para números móveis, evitando assim que o cliente fique eternamente preso a operadoras e planos que não deseja simplesmente pelo número telefônico.
A vantagem dessa modalidade é que os planos e pacotes se tornaram mais vantajosos, com valores melhores e mais serviços inclusos, pois a operadoras precisam ser mais competitivas no mercado para manter e atrair clientes. Ao escolher mudar de empresa, a antiga empresa ainda pode oferecer diversos descontos e promoções.
Tipos de portabilidade
Como dito anteriormente, você pode fazer a portabilidade numérica, tanto do telefone fixo quanto do celular e existem três tipos de portabilidade que podem ser feitos:
1. Portabilidade de operadora – Esse é o tipo de portabilidade mais comum, onde você leva seu número para outra empresa.
2. Portabilidade de plano – Nesse tipo de portabilidade, você pode mudar de plano, como de um plano pré-pago, pós-pago ou controle, continuando com a mesma operadora e mantendo o mesmo número.
3. Portabilidade de endereço – Essa opção de portabilidade para quem deseja mudar de operadora e deseja manter o mesmo número. No caso de outras cidades e estados, existe a possibilidade de mudar apenas o DDD, se o restante do número não estiver sendo utilizado por outro cliente.
Como saber se a portabilidade deu certo?
Após receber a confirmação da operadora sobre a migração do seu número, não tem erro. Você terá um contato provisório para não ficar sem o número e depois automaticamente voltará a poder usar seu número normalmente.
Mas, se desejar acompanhar o status, cada operadora possui um link que disponibiliza ao usuário para acompanhar o processo. É indispensável consultar a companhia para a qual você está mudando para ter o link adequado para acompanhar o processo.
A portabilidade é paga?
As operadoras podem cobrar pela portabilidade, como uma taxa de adesão, por exemplo. Mas, a lei determina que o máximo a ser cobrado por essa transação seja de R$ 4.
Porém, é comum que as empresas de telefonia isentem o usuário da taxa de portabilidade. Isso porque, é negócio para eles que você utilize o serviço e se torne cliente.
Lembrando que muitas operadoras oferecem excelentes descontos para quem deseja fazer a portabilidade. Por essa razão, pesquise e encontre o que for melhor para você.
A solicitação pode ser negada?
De modo geral, as operadoras sempre aceitarão novos clientes. A solicitação costuma ser negada apenas quando:
- Se os dados do usuário estiverem incorretos;
- Se o número não existir ou pertencer a outro cliente;
- Se o número for fixo e a solicitação for para um plano móvel e vice-versa;
- Se existirem dívidas com a operadora que não foram quitadas.
Desistência da portabilidade
As operadoras permitem que você desista do período de portabilidade em até 24h. Por essa razão, caso você tenha mudado de ideia e recebido uma excelente oferta ou tenha percebido que pagará uma multa muito alta com a mudança, você tem até 1 dia para cancelar a portabilidade.
Você pode fazer isso diretamente com a empresa que deseja voltar a utilizar o serviço. A operadora que fora contratada verificará se essa é a sua decisão final e você voltará a ser cliente a antiga operadora.
Solicite o serviço antes de cancelar sua linha
É indispensável que você solicite a portabilidade antes de cancelar sua linha com a operadora da qual você não deseja mais ser cliente. Isso porque, se você cancelar antes desse processo, perderá seu direito ao número.
Por essa razão, migre seu número para a empresa escolhida antes. Assim que a portabilidade for confirmada, automaticamente o serviço com a outra operadora será cancelado. Você também pode entrar em contato com a central de atendimento, reforçado o pedido de cancelamento, mas sempre depois.
Fatura após portabilidade
Assim que a portabilidade é feita, você estará se vinculando a uma nova empresa. Mas, isso não quer dizer que você deixou de usar os serviços da operadora que está se desligando no último mês.
Ou seja, no próximo mês você receberá duas faturas: sendo uma do novo plano contratado e outra referente à empresa que o contrato fora cancelado. A conta do antigo pacote virá com valor proporcional ao período utilizado naquele mês, ou seja, virá um valor picado, sem ser o valor integral que você estava acostumado a pagar.
Porém, se você fizer a portabilidade no momento em que a fatura for fechada, poderá pagar o valor integral.
Fidelidade
Diversas operadoras trabalham com contatos de fidelidade, ou seja, você precisa continuar utilizando os serviços dela por um determinado período de tempo (estipulado no contrato).
Ao contratar o plano, é até comum receber um determinado valor para aceitar a fidelidade e outro superior caso não aceite aderir. De modo geral, os contratos com fidelidade costumam ser de 12 meses, mas podem variar de acordo com a empresa escolhida.
Caso você opte pela portabilidade e cancele o contrato antes do período de acordo, pode acabar pagando multas. Essas multas são referentes ao valor que a operadora deixou de receber com o cancelamento antes do vencimento, a partir da quantidade de meses previstos.
Por essa razão, antes de optar pela portabilidade, é essencial consultar seu contrato para se certificar se será ou não necessário pagar algum valor. Para isso, basta acessar a plataforma de relacionamento da operadora com a qual está vinculado atualmente, com seu login e senha e acessar essas informações.
Caso não queira arcar com o valor cobrado pela fidelidade, você pode simplesmente aguardar até o final do contrato para mudar de operadora.